Você já teve curiosidade de como uma operação logística acontece? Vem comigo que vou te explicar de uma maneira bem…digamos…lúdica!

“Mamãe, como o Papai Noel consegue ler todas as cartinhas, fabricar os presentes, entregar tudo em um único dia e não receber nenhuma reclamação”? Essa era eu, quando criança, constrangendo minha mãe e fazendo com que seu lado criativo e mágico me desse uma resposta rápida que sanasse minha dúvida cruel. Ali estava uma criança de 5 anos que, em muito pouco tempo, deixaria de acreditar no bom velhinho por duvidar de suas habilidades logísticas e uma mãe frustrada por não ter me satisfeito a curiosidade com a teoria da “magia do Natal, onde os duendes ajudariam o Papai Noel com tudo e tudo daria certo no dia 25”.
Desculpe, mamãe, mas minha dúvida perdurou por tanto tempo que fui atrás das respostas e agora compartilharei com meus leitores.
Como elaborar uma operação tão perfeita, on time e zero de logística reversa, que deixa 100% dos clientes felizes e as operações da Amazon e da FedEx no chinelo? Rá! Lá vou eu! Sigam meus passos:
- Todo o projeto operacional do natal subsequente deve ser elaborado no primeiro dia útil após a última entrega do dia 25 de dezembro. Isso significa que o período de férias dos funcionários não é por essa data, mas bem depois. Se pensarmos em legislação trabalhista brasileira, certamente o sindicato dos duendes já teria brigado feio com o pobre idoso, mas estamos falando do Pólo Norte, certo? Eita! O que será que se fala sobre legislação trabalhista lá? Nem consigo imaginar como seria fazer greve naquele frio… Sigamos…
- Imagino que toda a equipe esteja bem estruturada, com funções muito bem azeitadas. O comercial já conversou com o marketing, que, é claro, se dá muito bem com o departamento financeiro. Não ria! Estamos falando do Papai Noel e esses departamentos têm comunicação mais que eficiente, com fluxo de informações muito bem estruturado, cultura organizacional perfeita e começam as cotações e contratos com os fornecedores.
- Todos os fornecedores são perfeitos! Matéria-prima disponível para a maioria dos pedidos dos pequerruchos, que devem pedir – de novo – brinquedos de presente. Ah, não?! Qual o histórico de pedidos dos últimos natais? Eletrônicos, telefones? Mas isso teremos de solicitar a países manufatureiros. Temos acordos comerciais?
- Tudo lindo, pedido enviado às fábricas, matérias-primas importadas, chão de fábrica de férias coletivas, diretor comercial maluco e financeiro de licença médica. Não, não! Duendes não adoecem nem tiram licenças. Todos estão de férias 100% remuneradas num paraíso dos duendes, num lugar bem quentinho, sol, praia, duendes em trajes de banho…(eita, visão distorcida!)
- Mãos à obra! Os pedidos já foram enviados e recebidos, todos eles. Vamos separar os possíveis, dos quase possíveis, dos impossíveis. Ué…mas o Papai Noel não traz tudo o que pedimos? “Eu quero que meus pais voltem a ser casados; quero um irmãozinho; um emprego para mamãe; a cura do câncer da vovó”. Manda esses pedidos de volta aos pais e explique que nossa empresa não vende tais produtos e que nem podemos falar sobre direito de regresso se a criança reclamar por perdas e danos.
- Fabricação funcionando! Método Toyota, just-in-time, tudo fluindo bem, sem maquinário ocioso, sem falhas. O marketing a todo vapor, com propagandas no mundo dos mortais dizendo: “peça pros seus pais”. Nada de propaganda enganosa. Ou abusiva. Ou exagerada, tipo refrigerante famoso.
- Eu falei das renas? Um terço da frota de renas foi terceirizada, já que as pobres coitadas das renas locais só arrumam emprego uma vezinha ao ano. Todas bem alimentadas e treinadas por Usain Reindeer Bolt – o treinador de renas mais famoso do mundo. Mas onde vai caber tantos pedidos nesse container de apenas 40 pés, Papai Noel? Digo, nessa sacola vermelha?
- Toda a frota marítima, aérea, rodoviária e malha ferroviária mundiais param suas operações para auxiliar Papai Noel, o maior courrier do universo. Não duvide de sua capacidade door-to-door, pessoa incrédula! Ele consegue! Multinacionais o auxiliam como pontos de distribuição, expedição e embalagem. Lá vai ele, começando os trabalhos por volta das 22:00 de algum local de referência e terminando 24 horas depois, onde seria o mesmo horário de início.
- Voilá! Papai Noel conseguiu! Lá vai ele descansar um pouquinho, pois é idoso e precisa colocar os pés para cima e tomar seu remédio para pressão. Todos comemoram na empresa, a operação foi um sucesso!
Acorda, criança! Tudo não passou de um mito e a logística perfeita não existe. Existe o nível de serviço, o compartilhamento de operações, a terceirização bem elaborada, a gestão de fornecedores, frota e carteira de clientes. Não se preocupe, já chorei no seu lugar, e minhas lágrimas me levaram a estudar logística na fase adulta. Papai Noel me ajudou bastante.